]
Aguarde... Carregando.

SUA REVISTA ELETÔNICA SOBRE
CASA, AMBIENTE E DECORAÇÃO.

Dicas importantes para sua cozinha planejada

Fazer uma cozinha planejada seja americana ou fechada não é uma tarefa fácil.

Desde os locais das tomadas 110v e 220v, a ligação do gás, o tamanho de cada eletrodoméstico.

Fazer uma cozinha planejada seja americana ou fechada não é uma tarefa fácil. Temos que pensar em tudo antes de planejar os móveis, desde os locais das tomadas 110v e 220v, a ligação do gás, o tamanho de cada eletrodoméstico, quais serão embutidos no móvel, quais serão apenas apoiados, quantos nichos serão necessários, se terá mesa ou bancada para refeições rápidas e qual o espaço ideal para a circulação das pessoas neste ambiente.

Tomadas
Coloque várias tomadas acima da bancada para te ajudar na hora das preparações das refeições, se possível embutidas no frontão para ter um melhor acabamento. Não esqueça de colocar tomadas em duas voltagens (110v e 220v), diferenciando as de 220v com módulo vermelho. Fornos elétricos e torneiras elétricas são itens que geralmente precisam de voltagem 220v.

Eletrodomésticos
Se puder, compre todos os eletrodomésticos antes de planejar os móveis, mas caso não seja possível, tente definir as marcas e modelos no início do projeto da cozinha planejada para que ela tenha os nichos ajustados ao tamanho correto e os pontos elétricos e hidráulicos em locais exatos. Se decidir por uma lava-louças, por exemplo, precisará de entrada e saída de água assim como uma tomada próxima à ela. Não esqueça do filtro de água, e caso não haja espaço, você pode optar por uma torneira com dupla função, ou seja, que possua filtro também.

Disposição dos armários
Na hora de fazer os móveis planejados, os armários inferiores devem ficar entre 18 e 21 cm acima do chão para facilitar a limpeza, mas também é possível deixá-los mais baixos e fechar o vão entre o chão e eles com pedras como granito ou quartzo, por exemplo. Os armários superiores devem ser instalados entre 60 e 70 cm da bancada, lembrando que estes devem ser mais rasos, entre 35 e 40 cm de profundidade, enquanto os inferiores podem ter até 65 cm.

Gavetas
Não esqueça delas! Uma cozinha planejada precisa de gavetas pois são primordiais para organizar utensílios pequenos como talheres e panos de prato, por exemplo. Gavetas fundas são ótimas para as panelas e gavetas de utensílios são ótimas quando planejadas já com divisórias internas.

Espaço para circulação
Cozinhas corredores precisam de no mínimo 60 cm para a circulação de uma pessoa. Mas quanto mais espaço melhor, portanto priorize a circulação ao máximo, pois tarefas na cozinha exigem praticidade e um espaço legal para se movimentar. O ideal seria 1,20 m para duas pessoas conseguirem circular a vontade.

Planta da rede hidráulica e elétrica
Sempre tenha em mãos a planta das redes, tanto hidráulica quanto elétrica para evitar o furo de um cano ou descobrir que algum ponto de elétrica foi esquecido na hora da reforma ou no planejamento dos móveis.

Ligação do gás
Se o fogão, cooktop ou forno não são elétricos, não esqueça de posicionar o ponto do gás próximo à eles. O indicado é ser ao lado do nicho do forno de embutir, mas quando é fogão tradicional pode ser atrás.

Cozinhas americanas
Em cozinhas integradas com outros ambientes, é ideal ter uma coifa potente para evitar cheiro de fumaça e gordura. Além disso, reserve espaço para banquetas, luminárias pendentes e quem sabe até uma torre para fornos e outros eletrodomésticos. Para o balcão é ideal que a altura seja de 90 cm do piso, mas se não for possível pode ficar com 85 cm no mínimo. Entre uma banqueta e outra é preciso 60 cm de espaço para as pessoas possam fazer as refeições sem esbarrarem umas nas outras.

Cozinhas fechadas
Se a sua cozinha é do modelo fechada, verifique se pode alterar a posição da porta para facilitar a circulação, e em alguns casos pode ser necessário até a retirada dela para ampliar o espaço.

Depois de pensar em todos estes detalhes, ainda tem mais um item primordial: fazer a escolha do fornecedor/loja para a sua cozinha planejada e até mesmo para outros cômodos da casa! E isso você já sabe: MV Planejados faz a diferença.

MV Planejados. Há 10 anos, o detalhe que faz a diferença